Olá Pessoal !!!!
O final de semana no interior na casa dos avós tinha tudo para ser tranquilo porém Amanda vomitou na sexta a noite assim que desceu do carro, até ai normal pensei que fosse náuseas da viagem pois já tinha passado isso antes. Sábado por volta das 14 horas a baby está com o corpo um pouco quente, como os dentes caninos estão saindo achei que pudesse ser isso.Por volta as 20:00 hs Baby está super quente 38,5 graus dei o medicamento que ela está acostumada a tomar e nada dessa febre baixar. As bochechas rosadas, respirando fundo e mãe já entrando em pânico o que será dessa febre! Domingo volto para São Paulo e vou direto para o Pronto Socorro medem a temperatura 39,5 medicam e pedem para aguardar 40 min, a temperatura cai para 36,6 o medico passa algumas orientações, a garganta está um pouco irritada, ouvido normal, porém os gânglios do pescoço um pouco aumentado pede para observar as próximas 48 hs . Segunda - feira sem febre porém percebo que as bochechas ficaram vermelhas manchadas muito estranho, Terça - feira o susto ao trocar a fralda pela manha percebo as pernas, o pé todo cheio de pintinhas vermelhas o despero já acho que é sarampo! O tronco e um pouco dos braços, faço um video e enviou pelo whatss para o pediatra que já me passa o diagnóstico Roseola, eu ainda pergunto Rubeola? Não Roseola, marque um encaixe para amanhã cedo! Não gosto de pesquisar no google antes de falar com o médico pois na internet falando de doença tudo é sempre pior ! Deixo minhas pesquisas para depois. Tratamento mesmo só controlar a febre que pode chegar aos 40 graus e causar convulsão febril. As pintinhas sumiram dois dias depois do mesmo jeito que apareceram rapidamente.
Roseola ou Exanterna Súbita ( com esse nome já deixa qualquer pais em pânico )
Roseola, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, apesar de ser parecida com a rubeola, é provocada por outro vírus, o herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) que, em geral, infecta crianças nos primeiros meses de vida e até os 3 anos. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, durante o período febril.
Adultos imunodeprimidos são vulneráveis à infecção pelo HHV-6.
Sintomas e diagnóstico
O período de incubação do vírus vai de 5 a 15 dias. O sintoma inicial é a febre alta (38ºC a 40ºC) durante três ou quatro dias. À medida que ela vai caindo, surge uma erupção cutânea (maculopápulas rosadas), que se concentra mais no tronco e menos na face e nos membros, e desaparece em dois ou três dias.
Os gânglios localizados na parte de trás da cabeça e no pescoço podem aumentar de tamanho. Nessa fase, a criança pode ficar irritada, um pouco abatida e sem apetite.
O diagnóstico é clínico. Raramente se torna necessário pedir exames laboratoriais para confirmá-lo ou estabelecer diagnóstico diferencial.
Tratamento
Não há vacina contra a roséola. O tratamento é sintomático, com medicamentos para baixar a febre, pois, se subir muito, há o risco de ocorrerem convulsões.
Recomendação importante
* Mantenha sob controle a temperatura da criança. Siga rigorosamente a orientação médica para administrar os medicamentos antitérmicos. Banhos mornos, quase frios, também são um recurso importante para baixar a febre que teima em subir.
Fonte: Dr. Drauzio Varella
Nenhum comentário:
Postar um comentário